O IPad “Dedo Duro”
Homem é detido por ter em posse um aparelho roubado
O que a bandidada de hoje, talvez, ignore, ou se se façam de trouxas mesmo, é que a maioria dos aparelhos portáteis e eletrônicos modernos possuem dentro de si um sistema quase impecável de localização em tempo real.
Amigo leitor, eu mesmo, em 2020, tive um celular extraviado. É, a culpa foi minha, o cabeça de vento aqui, esqueceu o telefone sobre o caixa 24h, claro que depois de uns minutos lembrei! No entanto, já era tarde de mais! Acionei a polícia e encontramos a localização exata do meu aparelho.
Não precisaria ter chego a este ponto, quando liguei e a pessoa ao ouvir a minha voz desligou o mesmo, aí tive que usar o privilégio tecnológico que esse novos aparelhos dispõe.
Mas por que contei essa história para você? Contei, devido a um caso que aconteceu em Paulínia, na primeira quinzena de Janeiro, entenda o caso…
O Roubo do Carro…
De acordo com informações da Polícia Militar – PM, uma pessoa após ter sofrido um roubo no último dia 15 de janeiro, acionou o pedido de ajuda, por meio do 190. A pessoa, segundo a polícia, comunicou que foram levados o veículo, celular e um IPad da marca Apple (avaliado em R$ 4.395,00 valor de mercado) e outros objetos pessoais que estavam dentro automóvel.
IPad “Pede Socorro”
No entanto, depois de três dias da ocorrência, ou seja, no dia 18, o IPad da vítima que foi “sequestrado” no roubo, começou a “gritar por socorro”, aí você pode dizer: “Ah, você está louco, como assim? IPad não fala!”,. Sim, você tem razão. Não fala como nós falamos. Porém, emite um outro código de comunicação. E, foi isso que o aparelho fez!
O equipamento começou emitir os sinais do local onde possivelmente “era o seu cativeiro”, ou seja, por meio do rastreio o objeto pôde ser localizado na Rua Antônio Pedro, no Centro de Pedreira, pelos policiais.
De posse dos dados, as equipes da PM foram até o local, que, ao chegar no endereço, encontram o aparelho de posse de um comerciante, que tentou se explicar.
O dono do comércio, no qual o aparelho estava acusando a localização, ao ser questionado, de imediato, informou aos policiais que havia comprado o objeto em Campinas pelo valor de R$ 300,00 para utilizar as peças.
Interceptador em Cana
Sem mais delongas, a PM encaminhou os envolvidos até a Delegacia da cidade de Pedreira, para prestar os devidos esclarecimentos, após ouvi-los, o delegado de plantão deliberou a prisão em flagrante pelo crime de receptação e o comerciante ficou recolhido à disposição da Justiça.
E o IPad? Certamente, foi devolvido ao dono.
Nunca se esqueça de ativar o sinal de rastreio e localização em seus equipamentos, um dia eles podem pedir por socorro…