Produtores de cítricos em Jaguariúna têm até 15 de julho para entrega de relatório Cancro/Greening

Obrigatoriedade abrange todos os pomares, com envio de dados trimestrais via GEDAVE
Produtores rurais de citrus de Jaguariúna têm prazo máximo até o próximo dia 15 de julho para a entrega do relatório Cancro/Greening. De acordo com o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, no Estado de São Paulo a medida é obrigatória para todos os produtores, independente da idade das plantas e o atraso ou a não entrega implica em sanções previstas no Decreto Estadual Nº 45.211, de 19 de setembro de 2000.
A declaração deve ser enviada através do sistema informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE) e deve conter o resultado das vistorias trimestrais realizadas entre 1.º de janeiro e 30 de junho de 2025 em todas as plantas cítricas da propriedade.
O objetivo da ação é o de conhecer a realidade dos pomares paulistas e a entrega dos relatórios com dados reais permite que a equipe técnica da Defesa Agropecuária tenha informações precisas sobre a dispersão e incidência de pragas, possibilitando um melhor direcionamento das ações de defesa fitossanitária e de políticas públicas.
O cancro cítrico, que ataca todas as variedades e espécies de citros, provoca lesões em folhas, frutos e ramos e, quando em alta incidência, provoca desfolha e queda de frutos.
Para maiores informações os produtores podem entrar em contato direto com a Defesa Agropecuária através do telefone 3862‑3073.
Foto: Divulgação