Amparo promoveu com sucesso a sétima Conferência Municipal de Assistência Social

Durante os dias 20 e 21 de junho foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, sob o tema: “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. No dia 20, aconteceu a abertura solene no Paço Municipal e, no dia 21, na sede do SEPI, foram realizados os trabalhos de formulação de propostas para os próximos dois anos na Política de Assistência Social.

Na VII Conferência Municipal foram discutidos assuntos sobre metas, avanços,  dificuldades e desafios para os próximos dois anos no âmbito da Assistência Social em Amparo, sempre focados em um único objetivo: servir àqueles que mais precisam. Quarenta e quatro propostas em nível municipal, estadual e federal foram apresentadas como resultado do trabalho das cem pessoas que participaram dos diversos grupos montados com tal finalidade.

José Edilson Camillo, Secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Segurança, ao abrir a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Amparo disse: “A preparação desta Conferência expressa plenamente os fundamentos que marcam a relação da atual gestão municipal com a sociedade civil, bem como com os órgãos institucionais de controle social, como é o caso dos diferentes Conselhos Municipais, entre os quais se encontram os Conselhos Municipais de Assistência Social, do Idoso e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Amparo. Relação esta, caracterizada pelo respeito e diálogo amplo e aberto, tendo como objetivo o planejamento e a execução de políticas que respondam aos verdadeiros interesses e anseios sociais”.

Dil Camillo ressaltou ainda alguns dos avanços propiciados pelo Prefeito Luiz Oscar Vitale Jacob na consolidação do SUAS, tais como: as ações de fortalecimento e aumento de captação de recursos pelos Fundo Municipal de Assistência Social e do Idoso apesar da crise financeira e política que vivemos no país; a reestruturação administrativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, das Supervisões de Assistência Social e dos Centros de Referencia de Assistência Social os CRAS do Jd Brasil e São Dimas/Modelo, e agora, com a implantação do CRAS Itinerante;  o apoio dado ao CMAS e ao Conselho municipal do Idoso e agora com o apoio à criação do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência e a implantação do Centro Dia do Idoso.

Foram destacadas pelo Secretário Dil Camillo, a organização e o empenho do Conselho Municipal de Assistência Social, presidido pela Sra. Renata Gallo Moretto: “O Conselho Municipal de Assistência Social tem importante participação nas decisões do nosso governo. As propostas apresentadas na Conferência servirão de base para as ações da Secretaria para os próximos anos, sempre tendo como foco principal, o usuário da Assistência Social”.

Cabe destacar algumas das importantes ações tomadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social nesses últimos meses com o total apoio do prefeito Jacob e sob a coordenação da  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Segurança: Reestruturação e Fortalecimento da Equipe de Gestão; Respeito ao usuário com a disponibilidade de sala de atendimento no Paço Municipal; Total apoio às Entidades; Sistema informatizado de prestação de Contas; Fortalecimento dos Serviços ofertados e ampliação do atendimento nas oficinas; Apoio aos Conselhos Municipais e capacitação dos Conselheiros; Cadastramento e apresentação de projetos que irão possibilitar a Reforma dos CRAS do Jd Brasil e São Dimas/Modelo e a Construção do CREAS em terreno já disponibilizado pelo nosso prefeito Jacob; Implantação do CRAS Itinerante para melhor servir a população;  Regulamentação da Lei do Jovem Aprendiz; Retomada do Projeto Habitacional e Social do Jardim Jaguari;  e,  ainda, a Realização de estudos que viabilizem a implantação de Projeto para o atendimento de pessoas em situação de rua.

Matéria: Moisés de Camargo

 

Comentários