Crianças e adultos aprendem mais sobre a história de Eleutério

Crianças e adultos moradores de Eleutério participaram na tarde da última sexta-feira, 13, de uma aula sobre a história do bairro. As explicações ficaram a cargo de Eric Apolinário, responsável pelo Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’. Aproximadamente 25 crianças e 15 adultos participaram.

Apolinário deu início à explanação falando sobre a história do bairro, as famílias antigas mais famosas, sobre o processo de criação das fazendas, a época dos escravos e imigrantes e a construção da estação de trem. Falou também sobre a origem de alguns prédios e suas utilizações até chegar à história da Revolução Constitucionalista de 1932.

Após a breve palestra, Apolinário conduziu o grupo para uma visita guiada ao prédio da Antiga Estação de Trem e também ao Casarão da Família Frassetto, bem na praça Central de Eleutério. Além de dar detalhes específicos sobre a importância de cada lugar, Eric também falou sobre algumas curiosidades. “É muito importante que vocês saibam a história do local onde vivem para que lá na frente possam contar aos filhos e netos. Vocês moram em um local importantíssimo para a nossa história”, disse Apolinário aos participantes.

A aula fez parte da programação da Colônia de Férias organizada pela comunidade de Eleutério. Ainda dentro da programação, nesta terça-feira as crianças irão visitar os dois museus municipais.

 

Comentários