Jaguariúna terá campanha de vacinação contra meningite e HPV para meninos e meninas

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última segunda-feira, dia 4 de setembro, a divulgação da Campanha Nacional de Atualização de Vacinas para Crianças e Adolescentes, que acontecerá na cidade de 13 a 22 de setembro.

Nesse período, o chamado “Dia D” da campanha será dia 16 de setembro (sábado), das 8h às 17h, em todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). A vacina Meningo C é indicada para meninos e meninas de 12 e 13 anos, enquanto a vacina contra o HPV (sigla para Papiloma Vírus Humano) imunizará meninos de 12 e 13 anos e meninas de 09 a 14 anos.

De acordo com a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, de janeiro a julho foram aplicadas 695 doses da vacina HPV em meninos e meninas, o que representa 46% do total da população na faixa etária de 12 a 13 anos. Neste mesmo período, também foram aplicadas 502 doses da vacina Meningo C, o que representa apenas 33% da população de 12 a 13 anos do município.

Dessa forma, os dados apontam para a necessidade de divulgação e sensibilização dos pais, adolescentes, professores e profissionais da saúde quanto à importância destas vacinas na vida desses adolescentes. É exatamente o que a Prefeitura de Jaguariúna está providenciando, a partir de agora.

Vale lembrar que as vacinas são gratuitas e a campanha será uma ótima oportunidade para imunizar os adolescentes ainda não vacinados, melhorando as metas propostas até o final de 2017.

Importante

No dia 16 de setembro (sábado), o chamado “Dia D” da Campanha de Vacinação, as UBS estarão abertas das 8h às 17h para atender crianças e adolescentes. Confiras abaixo as UBS’s que terão as vacinas disponíveis:

– UBS Central – UBS 12 de Setembro – UBS Miguel Martini – UBS Fontanela – UBS Florianópolis – UBS Roseira de Cima – UBS Roseira de Baixo.

Sobre as doenças

O que é o HPV

O vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) é altamente contagioso e transmitido principalmente pelo contato sexual. Os tipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, comprovadamente a terceira causa de câncer mais frequente entre as mulheres, e a quarta causa dos óbitos registrados.

Os tipos 6 e 11 são ‘não oncogênicos’ e estão associados às verrugas genitais. Fatores como início precoce da atividade sexual, multiparidade, tabagismo e fatores genéticos contribuem para o aparecimento do câncer. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina HPV quadrivalente, composta pelos tipos 6, 11, 16 e 18, o que a torna uma importante arma no controle do câncer e das verrugas genitais.

A vacina é segura e tem eficácia de 98% na prevenção de câncer de colo de útero e 100% para as verrugas genitais. A partir deste ano, os meninos também foram beneficiados com a vacina HPV com o objetivo de reduzir o câncer de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais.

Esta vacina está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 12 a 13 anos, com esquema de duas doses e intervalo de 6 meses entre a 1ª e a 2ª dose.

Meningo C

A meningite meningocócica é uma das mais graves e contagiosas formas de meningites, com altos índices de mortalidade e sequela. É uma infecção bacteriana aguda, rapidamente progressiva e causada pela bactéria Neisseria meningitidis, conhecida como meningococo. Trata-se de uma doença muito grave em bebês e em crianças.

Até o ano passado, somente as crianças menores de 5 anos eram contempladas com a vacina Meningo C. Neste ano o PNI estendeu a vacina Meningo C para meninas e meninos de 12 a 13 anos, uma importante medida no controle das doenças meningocócicas. Nesta faixa etária o adolescente recebe dose de reforço ou Dose única, dependendo do histórico vacinal.

 

Comentários