Limpeza e organização são importantes para a saúde e o bem-estar

Crédito Foto: Freepik

Adotar hábitos adequados traz diversos benefícios físicos e psicológicos;
Covabra Supermercados tem descontos em produtos para higiene doméstica

Manter o ambiente, seja ele doméstico ou profissional, limpo e organizado deve ser encarado como prioridade quando o assunto é saúde e qualidade de vida. Uma das principais vantagens do hábito, inclusive, tange a saúde: diminuir a proliferação de poeira, ácaros e bactérias, todos diretamente relacionados com rinite, gripes, alergias e infecções respiratórias, ajuda a evitar essas doenças. Tal prática ainda é responsável por prevenir acidentes domésticos, principalmente com idosos e crianças, evitando quedas, choques elétricos e intoxicação por produtos eventualmente armazenados em locais inadequados.

Do ponto de vista emocional, lares limpos e organizados também trazem melhora no humor, na disposição e no bem-estar dos moradores. “Isso reflete muito sobre a saúde mental, claro, se a pessoa também estiver bem socialmente com relação à família. O descarte correto de comidas, restos de alimentos e outros itens que normalmente se acumulam no dia a dia precisa ser feito, inclusive, no exterior da residência. Para isso, é necessário um local bem fechado ou uma lixeira externa, longe de casa, pois esse material traz muitas moscas e insetos em geral”, explica Roberta Von Zuben, psicóloga do Vera Cruz Hospital.

Por outro lado, a desorganização e a sujeira podem gerar angústia, ansiedade e estresse. “Cama não arrumada, louça não lavada, isso reflete muito o comportamento desse indivíduo e, muitas vezes, ele está pedindo ou precisando de ajuda. Podem ser sinais do início de uma depressão ou já está nesse processo”, completa a especialista. Para manter uma rotina que caiba no dia a dia, o ideal é definir uma frequência para cada tarefa e mantê-la.

Sabendo dessa importância da limpeza e organização para o bem-estar de seus clientes, o Covabra Supermercados realiza, de 15 a 28 de setembro, o Festival Casa Limpa em todas as lojas físicas e também pelo site, que oferece entregas no mesmo dia para compras efetuadas até às 13h e vaga exclusiva para quem optar pela retirada.

O mercado de produtos de limpeza tem trazido produtos para facilitar o dia a dia doméstico. Segundo o Anuário 2023 da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla), supermercados e hipermercados brasileiros tiveram aumento de 3,8% em 2022 (com projeção de 2,5% em 2023) nas vendas do setor de home care. “Percebemos que, nos anos de isolamento social pela pandemia da Covid-19, houve um aumento significativo na demanda do setor de limpeza e organização, chegando a 30%. Nos anos seguintes, o volume continuou em alta, demonstrando que os consumidores assumiram novos hábitos com a higiene doméstica”, explica Cleyton Oliveira, gerente de compras do Covabra Supermercados.

A indústria também tem sido uma facilitadora. “Atualmente, temos diversos produtos e acessórios de limpeza que facilitam o dia a dia, tornando a limpeza, manutenção e organização mais ágeis e práticas”, cita Oliveira. “Trazê-los ao consumidor com descontos, sejam eles novidades ou tradicionais no mercado, é uma forma de o Covabra Supermercados colaborar com o dia a dia, que cada vez está mais corrido”, justifica Mariana Costantini, gerente de trade marketing da rede de supermercados.
A psicóloga Roberta Von Zuben, no entanto, alerta para que a limpeza e a organização não se tornem um transtorno. “O excesso traz malefícios para toda a família. Uma pessoa com mania de limpeza, que mantém tudo limpo e organizado e não consegue ver algo diferente da forma como está acostumada, sempre estará em discussão com os membros da família, e todos sofrerão as consequências”, conclui.

Sobre o Covabra

Com mais de 33 anos de história, a rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda.) teve sua primeira loja fundada em Limeira, interior de São Paulo. Na época da inauguração, em 1989, se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 19 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.200 funcionários.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Há 79 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase seis anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de mil cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interior do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Excelência em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível máximo de Excelência em atendimento geral pela Organização Nacional de Acreditação.