Prefeitura adquire equipamento que detecta vazamentos de água em ruas e prédios públicos

A Prefeitura de Jaguariúna, atendendo a uma solicitação do DAE (Departamento de Água e Esgoto), adquiriu um Geofone Eletrônico de transmissão digital, equipamento utilizado para detectar vazamentos de água que será utilizado em locais públicos como ruas, avenidas e sob a calçada, por exemplo.

“Ele nos auxiliará a reduzir a perda de água tratada na cidade e é um recurso importante, que nunca tivemos”, revela o engenheiro e diretor do DAE, Regis Totti Seben. O aparelho entra em operação nesta sexta-feira (27/10), mas não será utilizado para detectar vazamentos em imóveis particulares.

Segundo o diretor do DAE, a estimativa de perdas no sistema de distribuição de água em Jaguariúna é de mais de 38% do que é produzido diariamente. Em valores monetários (dinheiro), os vazamentos representam uma perda mensal estimada em R$ 340 mil, em média.

Utilizando o Geofone Eletrônico de transmissão digital o DAE prepara pesquisas para detectar vazamentos nos arruamentos, em prédios públicos e também nas instalações de produção e reservação de água, o que inclui reservatórios e estações de captação, tratamento e bombeamento.

Economia

“Em curto e médio prazos o equipamento nos permitirá economizar em termos financeiros e também ter uma oferta maior de água tratada para os consumidores, pois essas perdas, de modo geral, são invisíveis e se infiltram no solo, o que acaba encarecendo a produção para dar conta da demanda no atendimento à população”, explica Regis Totti Seben.

Na manhã desta quarta-feira, dia 25 de outubro, as equipes do DAE que irão operar o Geofone Eletrônico de transmissão digital receberam um treinamento para aprender a trabalhar com o aparelho, que vem com maleta para transporte e armazenagem, indicador de nível de sinal, controle de volume no fone de ouvido, seleção de filtros, nível de bateria e gráfico de ruídos. A bateria é recarregável e tem autonomia para 50 horas de operação.

Matéria: ASCOM/Fotos: Ivair Oliveira

 

Comentários