Prefeitura cria a Lei Sim para incentivar a comercialização de produtos animais locais

O prefeito Gustavo Reis assinou nesta terça-feira, dia 23, a Lei que institui o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com a presença de produtores de origem animal da cidade, vereadores e do diretor da UNIFAJ Centro Universitário de Jaguariúna, Flavio Pacetta. A nova lei tem o objetivo de fiscalizar e garantir a qualidade e procedência de produtos de origem animal, que sejam produzidos na cidade como ovos, queijos e laticínios em geral.

Além da Lei, que ainda será regulamentada, foram nomeados os membros do Conselho Municipal de Inspeção, formado por sociedade civil, produtores e representantes do governo municipal, que vai ajudar na elaboração de normas para que o produtor possa conseguir o selo SIM.

Segundo o prefeito Gustavo Reis, a Lei serve para incentivar e aumentar a produção e venda dos produtores da cidade. “Será muito importante para os produtores certificarem que seu produto segue padrões de qualidade como técnicas corretas de manipulação e armazenamento. Com o selo SIM de qualidade, o produtor conquista a confiança do consumidor, aumentando as vendas e ainda aquecendo a economia local”, afirma o prefeito.

Os próximos passos, segundo o prefeito, são disponibilizar um local para que seja feita uma feira livre e incluir o SIM no SUASA. “O SUASA é o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária do Ministério da Agricultura, que possibilita os produtores a comercializarem em todo território nacional”, explica Gustavo Reis.

Reportagem: Beatriz Casadei – Foto: Ivair Oliveira

 

Comentários